sexta-feira, 23 de abril de 2010

SEGUNDO DIA DO CONGRESSO


Prosseguiu nesta quinta-feira, 22, o segundo dia do XXIV Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo, realizado pelo COSEMS/SP.
Nesse dia os trabalhos tiveram início com a continuidade da Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o debate sobre “A Construção de Redes no SUS”, com as apresentações destacadas do Diretor de Articulação de Redes de Atenção da SAS/MS, Adail de Almeida Rollo; da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, representada pelo Dr. Rogério Carvalho Santos; e do Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis, Dr. João José Candido da Silva.
Em seguida aconteceu a cerimônia de assinatura dos Termos de Adesão ao Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica dos municípios do Estado de São Paulo e teve início o primeiro dia dos 10 cursos que estão sendo proporcionados aos secretários e técnicos de saúde, cuja procura e freqüência está sendo bastante concorrida dada a importância dos temas escolhidos.
Às 20h aconteceu a Abertura Oficial do XXIV Congresso, com a presença da presidente do COSEMS/SP, Dra. Maria do Carmo Cabral Carpintéro, do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, do Secretário Municipal de Saúde de Campinas, Dr. José Francisco Kerr Saraiva, do representante do Ministério da Saúde, Dr. Adail de Almeida Rollo, da representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dra. Maria Iracema Leonardi, do presidente do CONASEMS, Dr. Antonio Carlos Figueiredo Nardi, dos Deputados Estaduais Fausto Figueira e Davi Zaia, da presidente da Associação Paulista de Saúde Pública, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Dr. Pedro Humberto Scavariello.
Em seguida, uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas encerrou a cerimônia de abertura, que culminou com um coquetel, gentilmente oferecido pelo COSEMS/SP a todos os participantes.
Hoje, último dia do Congresso, as atividades tiveram início às 8h30, com a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e a continuidade dos cursos.
Logo mais, às 14h, acontece o debate “Para onde caminha o SUS no Estado de São Paulo”, com a participação, do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, da presidente do COSEMS-SP e Secretária de Saúde do município de Amparo, Dra. Maria do Carmo Cabral Carpintéro; do 1º. Vice-presidente do COSEMS-SP e Secretário Municipal de Saúde do município de Santos, Dr. Odílio Rodrigues Filho; do Dr. Gilson Carvalho, médico pediatra e de Saúde Pública e do Dr. Nelson Rodrigues dos Santos, diretor do CEBES e presidente do IDISA.
Às 17h30 acontece o II Prêmio "David Capistrano" de Experiências Exitosas nos Municípios, com a escolha dos melhores trabalhos e a entrega das menções honrosas.
A seguir, às 19h00, ocorre o encerramento do XXIV Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo, com a realização da Assembléia Geral Ordinária dos Secretários.
Mais de 1300 pessoas estão participando do XXIV Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo, o que expressa a grande importância do evento no que diz respeito às discussões em torno das políticas públicas de saúde, baseadas principalmente no fortalecimento e humanização pretendido para o SUS, e tendo como tema principal a Construção de Redes no SUS.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

XXIV CONGRESSO DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO


Tem início em Campinas o XXIV Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo COSEMS/SP, sob a temática "Os municípios construindo redes no SUS".
O Congresso reúne secretários de saúde e técnicos da área de saúde, que em momentos distintos discutem as políticas do SUS e promovem a troca de experiências.
Dentre as atividades constam a realização de rodas de conversa abordando temas relevantes, como: A Rede Integrada de Atenção à Saúde; Enfrentando Novos Desafios da Saúde Mental; Prevenção e Controle de Doenças; Complexidade da Atenção Básica; Vigilância em Saúde; Experiências de Reorganização de Processos de Gestão; Gestão de Pessoas; Controle Social fazendo a Diferença na Implementação do SUS e Cuidado Hospitalar.
Também, 10 cursos estão sendo oferecidos aos profissionais de saúde, objetivando capacitar e ampliar conhecimentos e experiências. Esses cursos versam sobre aspectos da Atenção Básica, Contratualização de Serviços de Saúde, Gestão Participativa, Promoção de Saúde, Vigilância em Saúde, Gestão de Redes de Urgência, Práticas Integrativas, Planejamento, Regulação, Gestão de Fundos e Repasses de Recursos Federais.
Outro aspecto importante do Congresso é a realização da Mostra de Experiências Exitosas, em que os municípios apresentam trabalhos decorrentes de projetos realizados e cujos resultados se mostraram bem sucedidos. Mais de 430 trabalhos foram inscritos para o Congresso deste anos, e ao final haverá a escolha, premiação e menção honrosa aos melhores.
O Congresso está sendo realizado no Royal Palm Plaza, e vai até a próxima sexta-feira, 23, com encerramento previsto para as 19h com a realização da Assembléia Geral Ordinária dos Secretários.