quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Embu investe em Educação Permanente


Formatura dos facilitadores de Educação Permanente em Saúde

Foto: SMS Embu

A partir de uma proposta do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Embu implantou, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), facilitadores em Saúde Permanente em todas as unidades de saúde.
Os trabalhadores das unidades se reúnem com o objetivo de discutirem e de refletirem sobre dificuldades encontradas. Os facilitadores se encontram no Núcleo de Educação Permanente uma vez por mês, proporcionando uma grande troca de experiências.
“Os resultados são muito positivos, pois todos podem aprender enquanto trabalham. Nas reuniões, são expostas as dificuldades e também o que deu certo, e todos participam”, afirma Flávia Carotta, assistente técnica em Educação Permanente da SMS de Embu.
Flávia Carotta explica que, quando há problemas para resolver, nas reuniões, com a participação de todos, as soluções são mais facilmente encontradas e colocadas em prática. “Com a participação no Núcleo de Educação Permanente, o profissional se sente mais responsável, mais motivado, participa mais e tem mais conhecimento. Tudo isso é revertido para a população”, explica.
Prêmio
Quanto ao Prêmio David Capistrano, a assistente técnica diz que foi muito prazeroso ganhar. “Nosso município tem muita tradição em ganhar prêmios em vigilância em saúde, mas este, na área de educação, formação, recursos humanos, foi o primeiro. E ganhar o David Capistrano foi reconfortante e muito estimulante, principalmente por saber que a SMS está investindo em pessoas”, completou Carotta.

Nenhum comentário: