terça-feira, 23 de setembro de 2008

Observatório de Saúde da Região Metropolitana: COSEMS/SP é entidade fundadora

O COSEMS/SP, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo assinaram um protocolo de trabalho que instituiu o Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O Observatório tem como objetivo principal apoiar os espaços institucionais de articulação entre os diversos atores envolvidos na construção e na implementação de políticas públicas na RMSP.
Ao Observatório cabe reunir e organizar as atribuições necessárias para gerenciar e oferecer dados e informações de saúde na RMSP, de acordo com os eixos: Condições de Vida e Saúde, Capacidade Instalada, Financiamento e Gasto, Força de Trabalho em Saúde, Gestão do Conhecimento em Saúde e Participação e Controle do SUS.
O Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo conta com um Conselho Deliberativo, um Conselho Técnico, Comitês Temáticos e uma Secretaria Executiva. O Conselho Deliberativo é formado pelas instituições signatárias do Protocolo de Intenções nº 001/2003, entre elas o COSEMS/SP. O Observatório tem duas entidades parceiras, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), vinculada à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo e a Organização Pan Americana de Saúde (Opas).
Para Paulo Capucci (Guarulhos), membro da diretoria do COSEMS/SP, o Observatório é de fundamental importância para os Secretários Municipais de Saúde e para todos aqueles que lutam pela construção do SUS. "Ter dados comparados para regiões de saúde é um recurso que reforça muito nossa capacidade de intervenção nos diferentes territórios. A experiência do Observatório Metropolitano deve ser apoiada e reproduzida nesse formato para as demais macro regiões do Estado de São Paulo", afirma.


Para saber mais:
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Rua Cristiano Viana, 428, 3º andar, sala 305
CEP 05411-902 Cerqueira César
São Paulo-SP
Telefone: (11) 3066-5618
Fax: (11) 3066-5451
http://www.observasaude.sp.gov.br/
observasaude@fundap.sp.gov.br

Nenhum comentário: