sábado, 18 de abril de 2009

Regionalização, Atenção Básica e Modelo de Gestão do SUS foram temas de destaque no XXIII Congresso

Três mesas denominadas Grandes Conversas aconteceram durante o XXIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. No dia 25, a mesa foi coordenada pelo então diretor do COSEMS/SP Paulo Fernando Capucci, com o tema foi “Regionalização na consolidação do SUS”. Os palestrantes foram Áurea Maria Zöllner Ianni, pesquisadora científica do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (IS-SES/SP) e docente do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Sílvio Fernandes da Silva, assessor técnico do CONASEMS e Lumena Almeida Castro Furtado, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Bernardo do Campo. O debatedor foi o então presidente da entidade, Jorge Harada.
Atenção Básica foi o tema da Grande Conversa do dia 26, que teve a coordenação de Maria do Carmo Cabral Carpintéro, SMS de Amparo e membro da diretoria do COSEMS/SP. O debate foi mediado por Helvécio Miranda Magalhães Júnior, Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG) e contou com as palestras de Claunara Schilling Mendonça, diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), Marta Campagnoni Andrade, coordenadora da Atenção Básica da SES/SP e Aparecida Linhares Pimenta, Secretária Adjunta da SMS de Diadema e membro da diretoria do COSEMS/SP.
Com a coordenação de Roberto Mardem Soares Farias, SMS de Sumaré, a Grande Conversa do dia 27 teve como tema “Modelo de Gestão no SUS” e contou com as presenças de Adail de Almeida Rollo, diretor de articulação de Redes de Atenção da Secretaria de Atenção à Saúde do MS, Ademar Arthur Chioro dos Reis, SMS de São Bernardo do Campo e Lenir Santos, consultora jurídica do CONASEMS e do COSEMS/SP.
No dia 26, o Café com Ideias apresentou o tema “Município Mundo”, com debates de Paulo Fernando Capucci e Jorge Kayano, médico sanitarista do IS-SES/SP e pesquisador do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis).
No dia 27, antes da Assembleia Ordinária do COSEMS/SP, foi formada a mesa de encerramento do evento, com as presenças de Jorge Harada, Aparecida Linhares Pimenta, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, José Enio Servilha Duarte, secretário executivo do CONASEMS e de Carlos Chnaiderman, SMS de Guarulhos.
O anfitrião cumprimentou a todos e agradeceu a presença no evento. Jorge Harada recebeu homenagem, na despedida do cargo de presidente do COSEMS/SP.

Nenhum comentário: