sábado, 18 de abril de 2009

XXIII Congresso acolhe novos Secretários Municipais de Saúde e discute o protagonismo dos municípios

Evento reuniu cerca de 1200 participantes em Guarulhos. Nova diretoria foi eleita.

O XXIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo aconteceu em Guarulhos, de 24 a 27 de março, realizado pelo COSEMS/SP e pela Prefeitura Municipal de Guarulhos. O tema desta edição foi “Regionalização Solidária e Pacto pela Saúde: o protagonismo dos municípios”. O evento contou com cerca de 1.200 participantes.
Na noite do dia 24, aconteceu a solenidade de abertura, seguida de coquetel. Na mesa, destaque para as presenças de Sebastião Almeida, prefeito de Guarulhos, Nilson Ferraz Paschoa, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), Jorge Harada, então presidente do COSEMS/SP, Carlos Chnaiderman, Secretário Municipal de Saúde de Guarulhos, Janete Pietá, deputada federal, Adriano Diogo, deputado estadual, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Tereza Pinho de Almeida Tashiro, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos e Denise Oliveira Reis, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos.
Jorge Harada agradeceu a presença de todos, destacou os 21 anos do SUS e os novos Secretários Municipais de Saúde. “Este Congresso também será de acolhimento para os gestores que estão assumindo agora. Precisamos trabalhar para que o SUS não seja uma política de governo, uma política partidária, mas sim uma política de Estado. Devemos fortalecer e construir o SUS na perspectiva do Pacto pela Saúde, com participação efetiva dos entes federados. Tivemos avanços nos últimos anos, mas ainda temos muito que fazer e o papel do COSEMS/SP é de fundamental importância”. Ao fim de seu pronunciamento, o então presidente da entidade agradeceu o apoio recebido por diretores, trabalhadores, assessores e apoiadores do COSEMS/SP na construção do SUS no Estado de São Paulo.
Assembleia
No dia 27, foi realizada a Assembleia Ordinária do COSEMS/SP. Jorge Harada fez um balanço de sua gestão como presidente da entidade, destacando os pontos positivos e os avanços, como a implantação da Programação Pactuada Integrada (PPI) e dos Colegiados de Gestão Regionais (CGR) nas 66 regiões de Saúde do Estado, o fortalecimento do COSEMS/SP, com a realização do Congresso festivo em Bauru, em 2008 e as publicações impressas, entre outras questões. Em seguida, houve a prestação de contas da entidade, que foram aprovadas.
Após a prestação de contas os presentes elaboraram a Carta de Guarulhos, documento político do COSEMS/SP.
Eleições
Os municípios de Campinas e São Paulo se candidataram para receberem o XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde, no ano que vem. Os Secretários Municipais de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva e Januario Montone, apresentaram seus municípios e houve votação. Campinas foi escolhida como sede do próximo Congresso.
Houve consenso na escolha dos membros para compor a diretoria do COSEMS/SP, inclusive com muitos nomes indicados pelos CGR. Após a formação da chapa única, os novos membros foram eleitos por aclamação, para os próximos dois anos de mandato. Maria do Carmo Cabral Carpintéro (SMS Amparo) é a nova presidente da entidade, que tem como 1º vice-presidente José Carlos Ramos de Oliveira (SMS Mogi das Cruzes) e como 2º vice-presidente Odílio Rodrigues Filho (SMS Santos). Veja os demais eleitos no expediente, na página 2.

Um comentário:

Anônimo disse...

youare conclusively expenses counterparts indeed time pointsc overkill scenarios interactions phha
semelokertes marchimundui