sexta-feira, 23 de abril de 2010

SEGUNDO DIA DO CONGRESSO


Prosseguiu nesta quinta-feira, 22, o segundo dia do XXIV Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo, realizado pelo COSEMS/SP.
Nesse dia os trabalhos tiveram início com a continuidade da Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o debate sobre “A Construção de Redes no SUS”, com as apresentações destacadas do Diretor de Articulação de Redes de Atenção da SAS/MS, Adail de Almeida Rollo; da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, representada pelo Dr. Rogério Carvalho Santos; e do Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis, Dr. João José Candido da Silva.
Em seguida aconteceu a cerimônia de assinatura dos Termos de Adesão ao Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica dos municípios do Estado de São Paulo e teve início o primeiro dia dos 10 cursos que estão sendo proporcionados aos secretários e técnicos de saúde, cuja procura e freqüência está sendo bastante concorrida dada a importância dos temas escolhidos.
Às 20h aconteceu a Abertura Oficial do XXIV Congresso, com a presença da presidente do COSEMS/SP, Dra. Maria do Carmo Cabral Carpintéro, do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, do Secretário Municipal de Saúde de Campinas, Dr. José Francisco Kerr Saraiva, do representante do Ministério da Saúde, Dr. Adail de Almeida Rollo, da representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dra. Maria Iracema Leonardi, do presidente do CONASEMS, Dr. Antonio Carlos Figueiredo Nardi, dos Deputados Estaduais Fausto Figueira e Davi Zaia, da presidente da Associação Paulista de Saúde Pública, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Dr. Pedro Humberto Scavariello.
Em seguida, uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas encerrou a cerimônia de abertura, que culminou com um coquetel, gentilmente oferecido pelo COSEMS/SP a todos os participantes.
Hoje, último dia do Congresso, as atividades tiveram início às 8h30, com a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e a continuidade dos cursos.
Logo mais, às 14h, acontece o debate “Para onde caminha o SUS no Estado de São Paulo”, com a participação, do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, da presidente do COSEMS-SP e Secretária de Saúde do município de Amparo, Dra. Maria do Carmo Cabral Carpintéro; do 1º. Vice-presidente do COSEMS-SP e Secretário Municipal de Saúde do município de Santos, Dr. Odílio Rodrigues Filho; do Dr. Gilson Carvalho, médico pediatra e de Saúde Pública e do Dr. Nelson Rodrigues dos Santos, diretor do CEBES e presidente do IDISA.
Às 17h30 acontece o II Prêmio "David Capistrano" de Experiências Exitosas nos Municípios, com a escolha dos melhores trabalhos e a entrega das menções honrosas.
A seguir, às 19h00, ocorre o encerramento do XXIV Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo, com a realização da Assembléia Geral Ordinária dos Secretários.
Mais de 1300 pessoas estão participando do XXIV Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo, o que expressa a grande importância do evento no que diz respeito às discussões em torno das políticas públicas de saúde, baseadas principalmente no fortalecimento e humanização pretendido para o SUS, e tendo como tema principal a Construção de Redes no SUS.

Um comentário:

Fábio BH disse...

Amigos e Amigas, companheiros e companheiras!!!
Eu não tenho dúvidas de que o Congresso do COSEMS-SP foi um sucesso.
Sucesso de participação de público (quantidade e qualidade), convocando novos e experientes miltantes, produzindo encantamentos em outros e incluindo outros tantos em defasa do SUS em São Paulo.
Suceeso da qualidade e conteúdo das mesas de debate.
Sucesso na participação e do bom debate nas Rodas e nos Cursos.
Parabéns a todos que participaram do Congresso, à equipe da organização, à comissão local e a equipe do COSEMS.
Parabéns a Diretoria do COSEMS que tem demosntrado a sensibilidade de pautar as principais questões do contexto estadual.
Parabéns a Carminha e ao Saraiva.
Parabéns ao Odílio por possibilitar que o Congresso acontece em Santos no próximo ano.
Saudações e até a Vitória do SUS São Paulo e do SUS brasil.
Fábio BH (Diretor de Comunicação do COSEMS-SP) OBS: POR ENQUANTO, eheh