segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jornal de dezembro - COSEMS/SP considera fábrica do Instituto Butantan estratégica para autossuficiência do País

Após visita ao Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em 16 de novembro, a diretoria do COSEMS/SP expediu ofício ao Ministro Alexandre Padilha externando o apoio e solicitando ao governo federal a adoção de providências para o financiamento da obra, a fim de tornar realidade a conclusão da implantação da fábrica de biocomponentes derivados do sangue, em São Paulo.

Com mais de 110 anos de história, o Instituto é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, e hoje é responsável pela produção de mais de 93% do total de soros e vacinas produzidos no Brasil, o que o torna imprescindível e de relevância estratégica para a saúde pública brasileira.

O Gerente de Projetos e Planejamento, Ricardo Tolentino, apresentou as instalações da nova fábrica, e também, os projetos desenvolvidos atualmente pelo Instituto.
Temos hoje em nosso país, duas iniciativas sinérgicas para viabilizar a suficiência nacional na produção hemoderivados. Uma delas diz respeito à planta em construção pela HEMOBRAS, no Estado de Pernambuco, de reconhecida importância. A outra se refere à Fábrica de Hemoderivados no Instituto Butantan, também em construção, viabilizada com recursos públicos.

O desenvolvimento das duas iniciativas, conjuntamente, é de vital importância para a assistência à saúde no País e, também, para o desenvolvimento tecnológico. Trata-se, ainda, de uma decisão estratégica para a autossuficiência do país no tocante à produção de insumos, dos quais temos total dependência externa, com custos significativos para o sistema público de saúde.

Nenhum comentário: