Neste ano, foram realizados os seguintes Cursos durante o Congresso: O SUS para novos Secretários de Saúde; Assistência Farmacêutica; Controle Social e Gestão Participativa; Regulação da Atenção à Saúde; Gestão do Fundo e Critérios de Repasse do Recurso Federal nos Cinco Blocos; Vigilância em Saúde; Atenção Básica; Determinantes Sociais e Promoção da Saúde no Município; Planejamento e Gestão: Elaboração do Plano Municipal, da Programação Anual e do Relatório de Gestão; Educação Permanente e Contratualização de Serviços de Saúde.
Foram realizadas ainda doze Rodas de Conversa: Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Saúde Mental e Superação do Manicômio; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador; Redes de Atenção; Judicialização; Urgência e Emergência; Humanização do Cuidado; Práticas Integrativas; Cultura da Paz e Políticas Públicas para a Superação da Violência; Saúde e Envelhecimento e Fixação do Médico no SUS.
Durante todo o evento, ficaram expostos os pôsteres da I Mostra de Experiências Regionais e da I Mostra Macro Regional de Experiências Municipais da Região Metropolitana de São Paulo.
“O Congresso está sendo de grande valia, pois muitas experiências podem ser trocadas. Achei interessante a proposta das visitas. Eu fui conhecer o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso”.
Breno Volpiani Bossi
Diretor Municipal de Saúde de Montemor
“Esta é a primeira vez que participo do Congresso e gostei muito do curso Atenção Básica”.
Cristiane de Melo
Enfermeira da SMS Guararema
“Fiz os cursos de Controle Social e de Planejamento e Gestão e achei muito bons. Por mais que já tenhamos conhecimentos, sempre é possível aprender mais um pouco”.
Maria das Graças de Souza
Secretária Adjunta da SMS Embu
“Eu sempre participo do Congresso, que é um espaço efetivo de troca de experiências, solidárias e afetivas, com os colegas que trabalham com saúde pública. Nesta edição, destaco a discussão da Regionalização Solidária e do desenvolvimento dos Colegiados de Gestão Regionais”.
Márcio Travaglini Carvalho
Médico e apoiador do COSEMS/SP
“A Roda de Urgência e Emergência teve uma participação bem variada, entre técnicos e gestores, e este é um assunto que precisa estar sempre em pauta. As discussões mostraram que estamos no caminho certo de Redes de Atenção à Saúde, precisamos continuar debatendo a necessidade de ampliar os investimentos em educação permanente em urgência”.
Helvécio Miranda Magalhães Júnior
Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário