terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

COSEMS/SP promove oficinas para acolhimento a novos Secretários Municipais de Saúde

Neste ano de 2009, com a eleição dos novos prefeitos e a consequente mudança de Secretários Municipais de Saúde, o COSEMS/SP está promovendo oficinas de acolhimento a estes novos Secretários. Neste momento, têm acontecido reuniões em todas as regiões de Saúde do Estado, com a participação de todos os municípios.
A iniciativa tem dado resultados positivos e está estimulando os Secretários a conhecerem mais o SUS, o COSEMS/SP e a participarem do XXIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que será realizado entre os dias 24 e 27 de março, em Guarulhos, tendo como tema principal “Regionalização Solidária e Pacto pela Saúde: o protagonismo dos municípios”.
“Temos que destacar o papel fundamental das oficinas para os Secretários, tanto os novos quanto os que já têm experiência. É importante divulgar o SUS, o Pacto pela Saúde e a importância de nossa entidade, que muitos não conheciam”, afirma Maria Dalva Amim dos Santos, ex-Secretária Municipal de Saúde de Embu-Guaçu e membro da diretoria do COSEMS/SP.
Os membros do COSEMS/SP, diretores, representantes regionais e apoiadores, estão participando ativamente das reuniões, permitindo que os novos Secretários entrem em contato com a agenda atual do SUS e seus principais desafios, estabelecendo uma relação de parceria e solidariedade entre os vários atores presentes na construção do Sistema de Saúde em São Paulo.
Nas oficinas, são realizadas palestras sobre o SUS, o Pacto pela Saúde e o COSEMS/SP. “Eu participei de duas oficinas, uma na região de Registro e outra englobando as regiões dos Mananciais e Bandeirantes. Em ambas a participação foi muito boa, apesar de algumas ausências”, diz Maria Dalva Amim dos Santos.
“Para os novos Secretários, a ansiedade é muito grande e a oficina instigou as pessoas a conhecerem mais os processos de trabalho e a construção do SUS”, afirma.
O XXIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde, promovido pelo COSEMS/SP está próximo e os participantes da oficina se mostraram empolgados para participar do evento. “A oficina estimulou as pessoas a conhecerem e a participarem mais”, completa a diretora do COSEMS/SP.
O movimento de acolhimento aos novos Secretários, realizado neste primeiro momento através das oficinas, será de grande contribuição para a consolidação de um SUS com cada vez mais qualidade para todos os cidadãos de São Paulo.

Nenhum comentário: