terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Experiência exitosa: Tecendo Redes de Paz no município de São Paulo



Os problemas relativos às violências são uma importante questão de saúde pública, já que a Saúde tem a tarefa do cuidado e da reabilitação das vítimas e da elaboração de estratégias de prevenção. No município de São Paulo, entre 2000 e 2007, ocorreram nos hospitais do SUS 399.495 internações por acidentes e violências (SIH/CEInfo, 2008). As causas principais são quedas, acidentes de trânsito e homicídios. Diante do quadro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo implantou o programa “Tecendo Redes de Paz” com o objetivo de minimizar o impacto da violência na saúde dos cidadãos e contribuir para o processo de construção de uma cultura de paz. Os resultados são positivos.
Os princípios que orientam o programa são a garantia de direitos para todos enquanto produção de cidadania; a concepção da violência como um fenômeno complexo, multicausal e interdisciplinar; a transformação da cultura da violência na direção de uma cultura da paz e o trabalho em parceria com diferentes setores de governo e da sociedade civil. Entre as diversas formas de violência, priorizou-se trabalhar com violência sexual, doméstica, institucional, acidente de trânsito, homicídio e suicídio. Entre as prioridades, busca-se garantir a cidadania dos grupos mais vulneráveis: crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência física ou mental.
Metodologia e Resultados
Para a organização do trabalho em Rede de Cuidados integral às pessoas em situação de violência e acidentes, foi desenvolvido o projeto “Redes de paz – Construindo alternativas à violência”, em 2005. O projeto representa um esforço no envolvimento de pessoas e serviços, com reuniões de articulação nos territórios, cursos e oficinas. Foram feitas parcerias com outros setores de governo e da sociedade civil, para estimular a participação ativa de todos os atores envolvidos e das comunidades locais na atuação da prevenção da violência e acidentes e da promoção da saúde.
Em 2007, foram editados uma revista e um vídeo sobre o tema e três cadernos de orientação relacionados ao atendimento de pessoas em situação de violência. O material foi distribuído para cerca de 700 unidades de Saúde do município, além de outras secretarias de governo e organizações não-governamentais (ONGs). Foram capacitados mais de mil profissionais da Saúde de todos os segmentos profissionais e também trabalhadores de educação, assistência social, conselheiros tutelares e técnicos de ONGs, favorecendo a rede local e a troca de experiências.
Foram implantados, ainda, a ficha única de notificação de violência e acidente nos serviços de saúde da rede ambulatorial e hospitalar do município e o Sistema de Informação para a Vigilância de Violência e Acidentes, SIVVA.
A cultura da violência suscita muitos medos e insegurança em todos os cidadãos, inclusive nos trabalhadores da Saúde e o projeto “Tecendo Redes de Paz” tem cumprido seus objetivos, pois foi possível observar que os trabalhadores estão mais sensibilizados e preparados para o desafio de organizar as Redes de Cuidado às pessoas em situação de violência. Além disso, o tema da violência está mais presente na agenda das políticas, assim como mais trabalhadores da Saúde estão interessados em participar da construção das Redes de Paz.

Nenhum comentário: