terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Todos ao Congresso!

O próximo Congresso do COSEMS/SP, em sua 23ª edição, trará importantes novidades. Cursos serão realizados ao mesmo tempo em que as atividades de debate, a fim de que os diferentes públicos interessados nos vários aspectos do Congresso se relacionem tanto com as agendas técnicas quanto com as agendas políticas de Saúde. A Mostra de Experiências Regionais acontece como evento que destaca o avanço da regionalização da Saúde no Estado de São Paulo e aponta para o fortalecimento da inovação tecnológica e da produção de serviços e programas de Saúde que a regionalização proporciona.
A Assembleia Ordinária escolherá a nova a diretoria em um momento de forte renovação de governos e Secretários Municipais de Saúde, esperando fomentar renovadas relações entre o gestor estadual e os municípios na defesa dos interesses destes no âmbito do SUS.
O período que se encerra lega para a próxima diretoria o patrimônio de uma Programação Pactuada Integrada (PPI) resultante de uma intensa mobilização regional na perspectiva de sistemas locais de saúde estáveis e condizentes com a demanda regional. O próprio processo de instituição das 66 Regiões de Saúde alcançou etapas avançadas no sentido de promover o encontro da oferta e da demanda em Saúde. A iniciativa de tentar levar o Pacto de gestão ao limite de suas potencialidades bi e tripartites culminou no projeto de apoiamento dos Colegiados de Gestão Regionais (CGRs) através da mobilização de especialistas no campo da gestão de Saúde que têm qualificado pautas e ações desenvolvidas regionalmente a partir dos CGRs.
Assim, entendemos que este 23º Congresso coroa um período de enorme esforço de descentralização do Sistema no Estado de São Paulo, expresso no próprio tema, “Regionalização Solidária e Pacto pela Saúde: o protagonismo dos municípios”.
Apoiar, divulgar e comparecer ao Congresso de Secretários Municipais de Saúde é definitivamente um compromisso que se impõe a todos que contribuíram em todos os municípios e regiões com esse esforço.
Aceite a representação do seu CGR no COSEMS/SP!
Apresente a experiência de sua região na Mostra Regional de Experiências Municipais!
Integre a nova diretoria e assuma o desafio de condução coletiva da agenda municipal da Saúde para os próximos anos!
Vamos todos ao Congresso!

Nenhum comentário: