terça-feira, 27 de setembro de 2011

COSEMS/SP viabiliza 6ª Conferência Estadual de Saúde de SP



Durante três dias de evento, delegados debateram propostas de âmbito estadual e nacional e homologaram os representantes para 14ª Conferência Nacional

Realizada de 31 de agosto a dois de setembro, no Hotel Vale do Sol, em Serra Negra, a 6ª Conferência Estadual de Saúde e etapa da14ª Conferência Nacional de Saúde, contou com a presença de mais de 700 representantes de segmentos e movimentos variados da saúde e também com o auxilio do COSEMS/SP, através de um convênio firmado com a SES, com aprovação do Conselho Estadual de Saúde. “O COSEMS/SP participou da coordenação de quase todo o processo da conferência, viabilizando bons debates, sendo bastante elogiado”, explicou Luis Fernando Tofani, Secretário
COSEMS/SP viabiliza 6ª Conferência Estadual de Saúde.

“Foi uma maneira de viabilizarmos a conferência. Esse evento é de suma importância para a pactuação e formalização de ideias que nortearão o SUS”.
Arthur ChioroMunicipal de Saúde de Várzea Paulista, Diretor de Comunicação do COSEMS/SP e membro do Conselho Estadual de Saúde.

Por solicitação do Conselho Estadual de Saúde, o COSEMS/SP estabeleceu parceria com o governo estadual para contratação de hospedagem e alimentação, viabilizando a realização da Conferência que estava ameaçada pela suspensão do processo de licitação por parte da SES-SP. “O COSEMS/SP colaborou ainda na coordenação dos grupos e da plenária final e os secretários de saúde se fizeram presentes em todos os grupos de discussão”, disse Arthur Chioro, presidente do COSEMS/SP.

Presença do Ministro
O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que enalteceu as discussões como forma de aprimoramento do SUS e defendeu a regulamentação da Emenda Constitucional 29. “O Brasil é o único País com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema universal de saúde”, declarou Padilha.

Durante três dias, delegados representantes dos usuários, trabalhadores e gestores municipais da saúde de todo o Estado (sem a participação ativa de representantes da direção da SES-SP, inclusive do Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde, que sequer compareceu ao evento) discutiram e aprovaram propostas de àmbito estadual e nacional, além de homologarem os delegados paulistas que irão à 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Ao final, foi aprovado um documento intitulado Carta de Serra Negra, com as principais diretrizes estabelecidas no evento.

Abertura
Na cerimônia de abertura estiveram presentes, além de Chioro, o Secretário Adjunto da SES-SP, José Manoel de Camargo Teixeira; Elaine Cruz, representando Alexandre Padilha, Ministro da Saúde; o prefeito de Serra Negra, Antônio Luigi Ítalo Franchi; seu vice, Felipe Amadeu Pinto da Fonseca, dentre outras autoridades.

Para abrir a Conferência, coordenada por Manoel Carlos Bertollo, foi convidado o ex-deputado Federal, Roberto Gouveia, que palestrou durante uma hora para centenas de pessoas. "O SUS é da sociedade brasileira, não é de nenhum governo, nem de partido político. O SUS é patrimônio e inspiração da sociedade”, ressaltou Gouveia. O ex-deputado também citou os Conselhos como locais onde as alianças são reforçadas e ressaltou a necessidade imediata de votação, no Congresso Nacional, da Emenda Constitucional nº 29. “Temos que exercer um processo de corresponsabilidade, para aumentar o protagonismo social”.

Um comentário:

Maria Helena Mozena disse...

Artur,
Parabéns pelo seu trabalho.
Estive como Delegada representando o segmento de usuários na 6ª conferência em Serra Negra e preciso das propostas que foram votadas para ir para a 14ª conferência.
No site da saúde encontrei todas inclusive moções mas queria sóas aprovadas para a 14ª conferência.
Preciso para ontem.
meu e-mail é apdett@yahoo.com.br
Saudações Inclusivas!
Maria Helena Mozena - Tupã