quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jornal do COSEMS/SP - Agosto - Projeto Apoiadores completa quatro anos de atividades na consolidação dos Colegiados

Todos os CGRs contam com um Apoiador que atua nas 64 Regiões de Saúde, buscando resgatar o Pacto pela Saúde


Idealizado pelo Conselho de Secretários Municipais do
Estado de São Paulo - COSEMS/SP, durante a gestão de Jorge Harada, para qualificar o processo de cogestão regional nos
Colegiados de Gestão Regionais (CGRs), o Projeto Apoiadores completou, no mês de julho, quatro anos de atividades.

Com cerca de trinta Apoiadores, responsáveis pelo acompanhamento dos 64 CGRs do Estado de São Paulo, o projeto contribui para o fortalecimento dos gestores municipais por meio da construção de espaços de articulação regional dos Secretários Municipais e apoio técnico, em temas como Programação Pactuada e Integrada, Regulação, Modelo Assistencial e constituição de redes de serviços, responsabilização sanitária, planejamento, dentre outros.

Segundo a Coordenadora do projeto, Elaine Giannotti, a principal ação foi dar maior capilaridade ao COSEMS/SP. “Tem nos ajudado muito no
repasse de informações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ou das reuniões da Diretoria e do Conselho de Representantes Regionais para os CGRs. Os Apoiadores contribuem na aproximação dos municípios”, diz Elaine.

O número de Apoiadores é definido através da quantidade de
municípios de cada região e suas distâncias. Cada Apoiador pode acompanhar de 1 a 4 CGRs e é responsável pelo envio de relatório analítico mensal com informações sobre as principais pautas discutidas e o nível de representatividade
das reuniões.

A continuidade do projeto é garantida anualmente, através de repasse de recursos pelo Fundo Nacional de Saúde. A CIB aprova a destinação destes recursos. “A cada ano temos que pactuar o financiamento. Existe a necessidade de mecanismos mais perenes que garantam permanência do projeto”, ressalta a Coordenadora.
Todos os CGRs contam com um Apoiador que atua no conjunto das regiões de saúde, buscando resgatar o Pacto pela Saúde, garantindo sua articulação às políticas discutidas em âmbito regional.

Marcio Travaglini, envolvido no projeto desde 2007, Apoiador dos CGRs de Adamantina, Tupã e Marília, afirma que o conjunto de Apoiadores trouxe a formação de um grupo de pessoas comprometidas com o projeto, com forte interação com sua coordenação e assessorias, que busca manter-se atualizado através do seu trabalho nos Colegiados.

Contudo, Travaglini ressalta que é na arte de apoiar que talvez esteja a maior dificuldade. “O Apoiador precisa achar a medida ou tensionamento certo, as palavras adequadas e o melhor momento para contribuir com o grupo de Secretários para gerar respostas que proporcionam o melhor equilíbrio possível para o entendimento e a tomada de decisão na direção da constituição e desenvolvimento da região de saúde, bem como para a melhor possibilidade de superar conflitos através de consensos”.

Para Elaine, a ideia é ampliar o escopo do projeto para as necessidades específicas de cada região. “Precisamos elaborar um plano de ação junto aos Secretários, para identificar as principais necessidades de atuação dos Apoiadores”.

Nenhum comentário: