terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ministério da Saúde fará análise laboratorial da vacina antirrábica

O Ministério da Saúde(MS)definiu junto ao laboratório responsável pelo fornecimento da vacina antirrábica para cães e gatos – o Tecpar – a realização de novas análises laboratoriais desta vacina. Isso se faz necessário para que não ocorram reações adversas nos animais, a exemplo do que ocorreu em 2010. Esses novos testes provocaram atrasos em relação ao cronograma de entrega das vacinas, estabelecido anteriormente para maio de 2011.

Dada a importância da vacinação de cães e gatos como medida de prevenção e controle da raiva humana e das coberturas vacinais adequadas, o MS comprou, do laboratório Merial, em caráter de urgência, 10 milhões de doses. Este total é o disponível no mercado mundial para aquisição imediata e será utilizado exclusivamente nas áreas de maior risco de circulação viral (variação canina), em cronograma a ser definido assim que chegar este lote de vacinas importadas ao Brasil.

Após análise da situação epidemiológica da raiva no país, o MS estabeleceu como estados prioritários aqueles que apresentaram casos de raiva canina ou humana (por variante canina) nos últimos três anos, que são: MA, CE, PE, PA, PI, RN, PB, BA, AL, SE e MS. O Estado de São Paulo não apresenta casos de raiva humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997. E, em 1998, também foi registrado o último caso de transmissão de cão para cão. O Estado, portanto, será incluído em uma próxima etapa de distribuição da vacinação, junto com os demais estados. A previsão de 31,9 milhões de doses adquiridas para a vacinação 2011 está mantida.

Vale salientar que o MS dispõe de um estoque estratégico de vacinas (cerca de 1 milhão de doses) para bloqueio de eventuais focos de raiva em cães e gatos em todo o Brasil. Ou seja, caso o vírus da raiva com transmissão por cães volte a circular naquele estado, o Ministério da Saúde está preparado para, imediatamente, realizar a vacinação de bloqueio.


Conasems/ Ministério da Saúde

Nenhum comentário: