terça-feira, 27 de setembro de 2011

Oficina formula proposta para Política de Atenção Básica no Estado de São Paulo



Evento, organizado pelo COSEMS/SP, teve como objetivo aprofundar a discussão nos principais eixos da Atenção Básica apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde de SP

Realizada em Serra Negra, no dia 31 de agosto, a Oficina para elaboração das propostas da Política Estadual de Atenção Básica (AB), contou com a presença de 70 participantes, entre membros da Diretores do COSEMS/SP, do Conselho de Representantes Regionais e Apoiadores Regionais.

No evento, os participantes formularam documento de contraproposta ao que foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), no que tange às diretrizes que serão adotadas para a AB estadual. Durante todo o dia, os
participantes se dividiram em grupos para discutirem os principais temas em pauta: os princípios da AB; financiamento – investimento e custeio; gestão de pessoas e trabalho; contratualização – indicadores e monitoramento. “Temos que ver a Atenção Básica como fator estruturante de um sistema organizado de saúde”, diz a Secretária Municipal de Saúde de Jundiaí, Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo.

Para o presidente do COSEMS/SP, Arthur Chioro, a Oficina foi de extrema relevância para a concretização das propostas. “Estou satisfeito com o que foi apresentado pelos grupos. Agora temos que oficializar nossas ideias e finalizar o documento para entregar à SES”, afirma Chioro.

Segundo a assessora técnica do COSEMS/SP, Elaine Giannotti, os integrantes dos grupos conseguiram detalhar os eixos apresentados pela SES-SP. “A Secretaria nos apresentou as propostas de maneira ampla, sem aprofundamentos. Trabalhamos em cima de cada ítem”, conta.

O próximo passo será realizado até o final de setembro, quando o COSEMS/SP oficializará o envio das propostas à SES-SP.

Nenhum comentário: